Crises de identidade

Minha colega então pediu a identidade do cidadão para se certificar que ele era, de fato, titular da conta. Aí ele começou a bater o pezinho e perguntou: "e se eu não estiver com minha identidade?" Minha colega retrucou: "saca nas máquinas, pois aqui no caixa somente pode sacar o cliente identificado, são normas do banco".
Eu realmente não entendo isto: eu não vou nem na padaria sem documentos, como esse pessoal anda sem lenço nem documento por aí querendo fazer movimentação bancária? Gente, no banco só falta norma para usar o banheiro e, se ela existisse, seria assim: "após fazer tal coisa, pegue 20cm de papel higiênico, dobre duas vezes e faça assim-assim-assado..." Tudo é normatizado e o que for feito fora das normas fica por conta e risco de quem fez.
Dias atrás foi comigo. Uma tia chegou com o cartão em punho e pediu: "quero cinco mil". "Seu documento, por favor". "Para quê? Que #&*$@ de banco que exige isto agora?" Fui inflexível, sem documento, nada feito (afinal cinco paus iriam doer no meu contracheque). A tia saiu bufando e retornou mais tarde com identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e conta de luz, e-s-p-u-m-a-n-d-o de raiva. Minha sorte que nesta hora eu estava enchendo a barriguinha no meu horário de almoço... É, nem sempre o meu pão cai com a manteiga virada para baixo.