Na boca do caixa

Extrato diário da vida de um bancário, direto da Faixa de Gaza.

5.9.06

Vendendo com a corda no pescoço


Toda agência bancária comporta-se, administrativamente falando, como uma filial de uma grande empresa. Como tal, ela possui contabilidade, receitas e despesas próprias, devendo apresentar resultados positivos para continuar funcionando.
Como disse anteriormente, as tarifas bancárias custeiam a folha de pagamento totalmente ou quase. O resto das operações é lucro do banco e, para atingí-lo, eles estabelecem metas a serem atingidas de acordo com o perfil da clientela de cada agência. Existem metas para tudo: seguros de todos os tipos, cheques especiais, cartões de crédito, consórcios, número de clientes, etc. O argumento positivo, quando há, é o de oferecer migalhas de renda variável aos funcionários de acordo com os resultados obtidos.
Felizmente no banco onde trabalho as metas para os caixas são de reduzir autenticações, o que é um contra-senso: minha meta é evitar o meu trabalho. Porém em outros bancos a coisa é diferente. Soube de um banco destes "feito para você" que até os caixas têm metas de vendas. Imagine a cena: o cara vai pagar o financiamento da casa aí o caixa emenda:
- O senhor não quer aproveitar que está investindo no seu patrimônio e fazer um seguro contra incêndio? Imagina ficar pagando sua casa anos à fio e um desastre qualquer acabar com o seu patrimônio?
Ou melhor, o cara vai pagar IPVA aí você lasca:
- Trânsito violento, hein? Se numa viagem destas os seus freios falharem, como ficará a sua família? O senhor tem seguro de vida?
Outra, a estudante vai pagar as passagens escolares e você oferece um consórcio de moto e, se ela aceitar, fala do seguro contra acidentes...
E não é brincadeira, na iniciativa privada quem não atinge metas é metido no olho da rua.

1 Comments:

  • At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Saiba que na Caixa Economica também é assim. Instituiram o cargo de "caixa de ponto de venda", e normativamente agora uma de suas atribuições é vendas.
    Ou seja, tem agências com volume de atendimento enorme, somente com dois caixas, e ainda os caras tem que parar pra vender!

     

Postar um comentário

<< Home