Na boca do caixa

Extrato diário da vida de um bancário, direto da Faixa de Gaza.

18.1.07

Ondas que afogam

Desde os anos 90, quando as ondas de fusões, aquisições e privatizações tornaram o mercado bancário no país extremamente concentrado, a categoria bancária vive em sobressalto. Isto porque além da modernização tecnológica que já desempregou centenas de milhares de trabalhadores, estes processos resultam quase sempre em enxurradas de demissões e fechamento de agências. Tudo em nome da eficiente maximização dos lucros.
Na semana passada foram dois grandes bancos privados, agora a navalha brilha no RS. O engraçado é que as promessas da campanha da eleição passada parecem pegadinhas do Faustão: exatamente o que se negava "peremptoriamente" está sendo cumprido à risca.
Nuvens carregadas cobrem o horizonte da categoria mais uma vez...

4 Comments:

  • At 5:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Entendo, estamos passando por isso tb... Hoje mandei um e-mail ao gabinete da Yeda e estou incentivando os demais colegas a fazerem o mesmo, dizendo que ela prometeu que não iria privatizar o banco e que agora esperamos que ela mantenha sua palavra, afinal nós confiamos nela... Mas como político é tudo filho da puta mesmo...

     
  • At 4:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    De fato, o Banrisul pode se tornar uma ferramenta estratégica para um governo gaúcho bem intencionado. Principalmente no sentido de fomentar o desenvolvimento econômico regional através de crédito barato a bons empreendedores. Por isso acho que ele deve ser mantido sob controle estatal. Mas isso não impediria que se vendesse 49% das ações do banco. De preferência que tais ações fossem pulverizadas entre a população e não concentradas na mão de grandes banqueiros. Assim, cada cidadão gaúcho teria a oportunidade de ser realmente (um pouco) dono do banco, investindo nele através da compra de ações e recebendo dividendos anuais em troca. Ou revendendo as ações na alta, se quiser.

     
  • At 4:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, e parabéns pelo blog. Me divirto muito aqui. Ç:)

     
  • At 11:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, esse teu blog tá muito bom, li algumas e não consigo parar de rir. Recebi o recado do orkut, e passei aqui para dar uma olhada no diário da aventura. Lembrei muito da época que fui estágiário de agência bancária por 2 anos (principalmente aquela comparação com as profissionais do sexo), porque realmente é uma aventura diária.

     

Postar um comentário

<< Home